Festa das Paneleiras

Home / Festa das Paneleiras

Um dos maiores símbolos da cultura capixaba com mais de 400 anos de tradição, a panela de barro é a estrela da Festa das Paneleiras, que no ano de 2012 chega em sua 19a edição.
O público poderá conferir durante os dias do festival uma vasta programação multicultural, incluindo dois shows nacionais e 13 regionais, totalizando 15 apresentações nos três dias.
O Restaurante das Paneleiras é outro espetáculo a parte na área da festa. Funciona durante todos os três dias e toda sua renda arrecadada com a venda de comida típica capixaba é revertida para a Associação das Paneleiras.
Também são comercializadas comidas e bebidas em barriquinhas. Ao todo, são vendidos anualmente em cada edição cerca de R$ 60 mil em bebidas e pratos, além de gerarem cerca de 250 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, movimentando e ajudando a economia da região.
Paralelamente à festa, acontece o Festival Cultural de Vitória em Goiabeiras. Em uma tenda multicultural, o público pode assistir a apresentações de grupos de congo, mostras multiculturais, capoeira, cultura afro, cultura capixaba, oficinas e atividades infantis.
Esse é um projeto com apoio do Ministério da Cultura, através dos benefícios de incentivo a cultura previstos no artigo 18 da Lei Rouanet, onde empresas e pessoas físicas podem patrocinar o festival descontando de seu imposto de renda devido 100% do valor incentivado.
Invista em cultura, esse é o Espírito.